Você sabia que o processo de movimentação de cargas é fundamental para diversas empresas? Independentemente do tamanho total da operação, diversos negócios em múltiplos ramos se baseiam em atividades que envolvem o deslocamento frequente de materiais e produtos para existirem.
Com tamanha importância, porém, é necessário que haja treinamento adequado para os profissionais responsáveis por esse processo. Por isso, que tal aprendermos a seguir sobre o treinamento de movimentação de cargas e a sua importância para as empresas?
O conceito de movimentação de cargas envolve a aplicação de diferentes técnicas para içar ou transportar determinados itens. Em caso de ativos de larga dimensão, essa movimentação é usualmente realizada com o auxílio de máquinas e equipamentos.
Dentro da abrangência do tema, a movimentação pode ter vários objetivos, que vão desde alocar um ativo em uma diferente área de armazenamento a realizar uma entrega de produto ou serviço ao consumidor ou contratante.
Por sua natureza, o conceito é comumente associado aos setores de logística e distribuição das empresas. Em indústrias que entendem o valor da segurança e dos prazos, uma movimentação efetiva, ágil, confiável e estratégica de cargas torna-se com certeza um diferencial competitivo, evidenciando a necessidade constante de investimentos no setor.
No ramo industrial, as escalas e dimensões usualmente envolvidas nos processos de movimentação de carga requer que os profissionais responsáveis estejam devidamente preparados e capacitados para o exercício de tal função.
Do contrário, criam-se riscos de acidentes: do operador aos transeuntes, passando pelos demais trabalhadores na rota da movimentação, todos estão vulneráveis a ocorrências significativas.
Investir em políticas de prevenção e segurança que envolvam a capacitação e treinamento dos responsáveis por tais operações é, sobretudo, investir na preservação da vida.
O treinamento de movimentação de cargas deverá ser realizado por todos os profissionais que possuam envolvimento direto ou indireto com a atividade, e normalmente abordará conteúdos teóricos e práticos, como as Normas Regulamentadoras nº 11, nº 34 e nº 37 e o emprego de precauções operacionais.
A depender das especificidades e necessidades de cada ramo, os alunos irão aprender conteúdos como responsabilidades dos operadores; tipos de carga; tipos de guindastes e suas capacidades; e acessórios e equipamentos para içamento.
É comum que sejam realizadas simulações reais e virtuais para treino e aquisição dos conhecimentos. A tecnologia tem progressivamente se provado uma grande aliada da produtividade humana, permitindo que os conceitos fundamentais sejam estudados e entendidos de forma segura.
Um treinamento bem-sucedido também abordará questões fundamentais de segurança, como a importância do uso de equipamentos de proteção individuais (EPIs) e coletivos (EPCs). Similarmente, ocorrerá a qualificação dos colaboradores para que estes realizem a análise preliminar de riscos e empreguem as medidas de segurança cabíveis em cada cenário.
A movimentação eficiente de materiais e cargas acarreta inúmeros benefícios para a empresa e seus clientes, como aumento da produtividade; redução de custos e despesas; prevenção de acidentes; utilização racional de recursos produtivos e redução da fadiga dos colaboradores.
Tudo isso se traduz em um diferencial competitivo que, paralelamente, ajuda a estabelecer um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e sustentável para todos os que nele atuam.
Na Intersea, acreditamos que a excelência é o caminho, e que esta vem acompanhada da segurança, objetividade e eficiência na realização dos processos que nos são confiados. Por isso, conduzimos regularmente treinamentos de movimentação de cargas com nossos colaboradores, a fim de nos prepararmos cada vez mais para os grandes desafios que o segmento de óleo e gás apresenta.
Clique aqui e confira os registros do nosso último treinamento prático!