Você sabe o que é uma brigada de incêndio? Trata-se de um grupo de trabalhadores especializados que possui a missão de atuar na prevenção e contenção de incêndios e acidentes relacionados em empresas, espaços e eventos.
Por consistir em uma equipe que lida diretamente com situações de perigo, são necessários constantes treinamentos e aperfeiçoamentos para que a brigada esteja devidamente preparada para os desafios que eventualmente surgirão. Por isso, vamos aprender a seguir um pouco mais sobre o tema.
Como mencionado, a brigada de incêndio é um grupo de trabalhadores organizados e devidamente capacitados que voluntariamente intervêm quando ocorre um incêndio no local de trabalho.
Apesar de seu nome, tal equipe não age somente em tais ocorrências, tendo seu campo de atuação também na prevenção e conscientização dos demais companheiros de atividades.
Além disso, em caso de incidentes mais graves, os brigadistas realizam a evacuação de ambientes e a prestação de primeiros socorros.
Por seu potencial de salvar vidas e reduzir danos materiais, portanto, conclui-se que a presença de uma brigada de incêndio devidamente capacitada e treinada é um recurso inestimável de segurança para toda empresa ou organização.
Para que um brigadista seja reconhecido como tal, é necessário que passe por um treinamento onde aprenderá a desempenhar as atividades esperadas do título.
Ao contrário de um curso destinado a formar bombeiros civis — que pode ter duração de mais de 200 horas — um treinamento comum para inserção na brigada tem duração estimada de 8 a 16 horas com presença de ensinamentos teóricos e práticos. Além de conhecer bem as instalações da empresa ou espaço onde atua, é requerido que os interessados tenham bom preparo físico e psicológico.
Dentro da preparação, os brigadistas aprendem, dentre outros conhecimentos, as melhores formas de: combater um princípio ou foco de incêndio de acordo com sua causa; orientar e coordenar a evacuação de uma área; aplicar os primeiros socorros em companheiros e transeuntes; criar e avaliar rotas de fuga; inspecionar e relatar riscos iminentes em estruturas, instalações e equipamentos.
Tudo isso forma profissionais capacitados para agir em diversas situações com múltiplos níveis de dificuldade.
Por fim, como forma de complementar o treinamento inicial, é comum que periodicamente aconteçam diversas atualizações e reciclagens para os brigadistas. Tais eventos representam oportunidades valiosas tanto para as gestões organizadoras quanto para os participantes, sempre visando a maior segurança e o bem comum.
Toda empresa ou estabelecimento, por menor que seja, possui riscos relacionados a incêndios. Mesmo com atividades de prevenção e conscientização, é virtualmente impossível aniquilar a possibilidade de que um evento do tipo venha a ocorrer, dada a multiplicidade de fatores envolvidos.
Nesse caso, a formação, manutenção e constante atualização de brigadas de incêndio configuram um recurso imprescindível no quesito segurança no trabalho.
Ambientes como o industrial e o empresarial destacam-se por seu dinamismo e constante evolução. Tais características são representativas de oportunidades, sim, mas também de desafios.
Investir em treinamentos de brigada de incêndio significa investir na criação de ambientes mais seguros para todos que neles se encontrarem. Sobretudo, significa investir no patrimônio mais valioso que se pode ter — a vida.
Na Intersea, acreditamos que a EXCELÊNCIA. É o caminho. Paralelamente, cremos que a vida é inestimável e a segurança no ambiente de trabalho é inegociável. Atentos a isso, conduzimos regularmente eventos com os responsáveis por nossa brigada de incêndio.