Você sabia que com a implementação do Cartão de Observação de Segurança (SOC) é possível reduzir o risco de acidentes no local de trabalho de forma simples e rápida?
Em suas atividades, toda empresa pode apresentar riscos, sejam eles de natureza física, emocional ou mental, e suas ocorrências podem causar prejuízos irreparáveis para a integridade do trabalhador, além de prejudicar economicamente a organização, devido a multas e indenizações.
A identificação e avaliação dos riscos no local de trabalho é fundamental para promover um ambiente laboral mais saudável, produtivo e seguro. Através do Cartão de Observação de Segurança é possível identificar perigos e implementar medidas de controle e proteção para os trabalhadores. A seguir, abordaremos a importância da segurança, a utilização do processo de identificação de riscos e os seus benefícios.
A segurança do trabalho pode ser caracterizada como um conjunto de normas e comportamentos com o propósito de proteger a integridade dos colaboradores, minimizando os riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Esses são alguns exemplos de riscos no ambiente de trabalho:
● Choques elétricos;
● Inalação de vapores e gases químicos
● Postura inadequada;
● Altura;
● Esforço repetitivo.
Existem diversos programas para implementar a cultura da segurança no trabalho e garantir o bem-estar dos colaboradores. O Cartão de Observação de Segurança (SOC), que reforça comportamentos seguros, permite a identificação de situações de riscos e possibilita o desenvolvimento de estratégias para atenuá-las.
De acordo com a ISO31000, norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas para gerenciar todos os tipos de riscos nas organizações, a avaliação de riscos ou Cartão de Observação de Segurança (SOC – Safety Observation Card) é uma ferramenta utilizada para analisar e estimar riscos no local de trabalho, por meio da qual é possível reportar riscos em potencial, corrigindo situações e comportamentos inseguros para evitar que acidentes e incidentes aconteçam.
A utilização do formulário é primordial para reduzir a ocorrência de acidentes, incidentes e quase acidentes laborais. Ele permite a identificação prévia de comportamentos perigosos e auxilia na mitigação dos riscos, promovendo um ambiente de trabalho positivo e a cultura da segurança.
Portanto, o procedimento constitui uma importante base para gestão bem-sucedida da segurança e da saúde no trabalho, melhorando o desempenho da empresa no geral.
A implementação correta do SOC:
● Permite que os colaboradores exerçam papel ativo na garantia de sua segurança, desenvolvendo sua proatividade e consciência;
● Promove a vigilância e a cautela no ambiente de trabalho;
● Identifica necessidades de formação e capacitação dos trabalhadores para realizar suas atividades de forma segura;
● Classifica os níveis de risco, determinando prioridades de atuação e estabelecendo as medidas preventivas adequadas.
Os cartões de observação de segurança devem ser preenchidos pelos profissionais colaboradores e ser constantemente revisados e atualizados conforme a ocorrência de mudanças nas áreas e procedimentos.
A criação de um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e sustentável é uma responsabilidade de todos. Nesse sentido, a correta implementação do SOC é uma ferramenta de grande valia para empresas, colaboradores e comunidades no geral, promovendo a participação de todos e reforçando o valor do presente mais especial que temos: a vida.