Esta é uma sigla que significa Segurança, Meio Ambiente e Saúde e que carrega grande importância no contexto empresarial, impactando gestões, políticas, organizações e, principalmente, vidas.
Com tamanha importância, torna-se propício entender mais sobre o tema, bem como sobre a sua relevância no segmento de óleo e gás. Por isso, vamos aprender juntos?
O conceito de SMS é amplamente utilizado na área de segurança do trabalho e compreende sistemas e subsistemas de gestão que se destacam por suas características preventivas.
O foco aqui, portanto, é a prevenção de problemas, desvios e incidentes através do constante e rigoroso monitoramento dos processos e atividades de uma empresa.
Como evidenciado por sua sigla, os princípios de SMS englobam três itens principais. Isso significa que uma gestão de SMS deve estar atenta aos seguintes elementos de modo simultâneo e interligado:
● A segurança envolve os cuidados com a segurança dos trabalhadores e colaboradores. Estes devem ter a sua proteção assegurada por meio de uso de equipamentos apropriados, implementação de política de prevenção de acidentes, emprego de ética nas relações, e demais boas práticas relacionadas.
● O meio ambiente compreende medidas voltadas à sustentabilidade, onde concentram-se esforços na prevenção, controle e mitigação do impacto ambiental das atividades de uma empresa.
● A saúde, por fim, abrange medidas que visam garantir o bem-estar físico e mental de todos os envolvidos nos processos e atividades.
O objetivo de uma gestão de SMS é preservar e cuidar da integridade física e mental dos colaboradores de uma empresa ao mesmo tempo em que cultiva a sustentabilidade ambiental e social.
Ao identificar possíveis riscos à segurança ou ao meio ambiente, a equipe responsável atua no controle e mitigação de tais ameaças. Ações de capacitação e conscientização — como as relacionadas ao uso de EPIs, por exemplo — devem ser conduzidas periodicamente e estar inseridas em um programa maior, que atenda os objetivos elencados acima.
É comum que a gestão de SMS atue de forma conjunta com toda a empresa em um sistema integrado de gestão (SIG). Desse modo, há a possibilidade de obter informações de diversos setores em tempo real, e deve-se notar que o emprego de uma visão sistêmica tende a facilitar os processos de tomada de decisão e implementação de políticas a nível empresarial.
Os temas de segurança, meio ambiente e saúde representam desafios e complexidades para todas as empresas, sobretudo aquelas que possuem riscos elevados em suas atividades.
O segmento de óleo e gás é um dos mais importantes e competitivos da humanidade, capaz de prover não somente energia, mas empregos e transformações socais ao redor do mundo. Logo, percebe-se a grande responsabilidade que as empresas do ramo possuem enquanto catalisadoras de mudanças a nível regional e global.
O estabelecimento de uma cultura positiva e saudável de SMS em uma empresa do segmento conseguirá diminuir perdas humanas e financeiras ao mesmo tempo em que promove mudanças positivas para a sociedade e o meio ambiente como um todo. Nesse caso, todas as partes envolvidas só têm a ganhar.
Desse modo, concluímos que o conceito de SMS é relevante não somente para o ramo de óleo e gás, mas para a humanidade como um todo. Por meio da gestão competente dos três elementos abordados, constroem-se relações e ecossistemas mais seguros, saudáveis e sustentáveis.
Por meio do conceito de SMS, constrói-se um mundo melhor: um compromisso que todos, indivíduos ou empresas, são chamados a assumir durante sua trajetória de sucesso e realizações.