Você sabia que mais de 8% da população brasileira acima de dois anos de idade possui algum tipo de deficiência?
Essa porcentagem obtida em levantamento recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que quase 20 milhões de habitantes de nosso país possuem impedimentos de longo prazo de diversas naturezas.
Assim, promover a inclusão torna-se um dever fundamental e necessário. Por isso, na postagem de hoje iremos debater sobre PcD e mercado de trabalho. Boa leitura!
De acordo com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, entende-se por pessoa com deficiência (PcD) aquela possuidora de impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.
Em interação com várias barreiras, essa pessoa pode ter obstruída sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
Nas últimas décadas, a compreensão do tema tem evoluído do ponto de vista médico para uma concepção biopsicossocial. Isso porque é necessário olhar para a deficiência de forma a combater as desvantagens sociais sofridas pelas PcD.
Afinal, cada pessoa é diferente da outra. Pessoas com deficiência são, acima de tudo, pessoas. PcD não estão doentes e não são ineficientes — ao promover sua inclusão, toda a sociedade só tem a ganhar!
Apesar de avanços nas últimas décadas, a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho ainda enfrenta muitos obstáculos. De acordo com levantamento do IBGE reportado pela CNN, apenas 28,3% das PcD em idade de trabalhar (14 anos ou mais de idade) se posicionam na força de trabalho brasileira.
Quando se analisa o nível de escolaridade, os números são ainda mais alarmantes: quase 68% da população com deficiência não tem instrução ou possui o ensino fundamental incompleto.
Para combater esse cenário, é preciso lembrar que promover a inclusão é um dever de toda a sociedade. Todos nós, indivíduos e empresas, possuímos grande responsabilidade na construção de um mundo melhor, mais justo e inclusivo.
Observadas suas limitações, PcD podem trabalhar e desenvolver atividades normalmente, em hipótese alguma devendo ser marginalizadas por suas características.
É necessário reforçar que a instituição que garante oportunidades às pessoas com deficiência é vista de forma positiva no mundo corporativo e frequentemente observa inúmeros resultados positivos decorrentes de sua ação.
Na Intersea, cremos que nossa gente é nosso maior patrimônio. Ao longo de mais de 30 anos de atividade em um dos mercados mais desafiadores do mundo, focamos nossas energias em contratar e reter um quadro de profissionais altamente competente e apaixonado pelo que desempenha.
A contratação de PcD faz parte dos ideais da Intersea: acreditamos em todas as pessoas e buscamos fornecer oportunidades igualitárias e promover a acessibilidade em nossa empresa. Acreditamos fielmente que por meio da inclusão, todo o mundo só tem a ganhar.
Em acordo com a nossa proposta de pioneirismo, vanguarda e evolução, reafirmamos aqui nosso compromisso contínuo com a promoção da inclusão e da acessibilidade em nossa cultura e nossas ações.
Caso você, PcD, tenha interesse em trabalhar conosco, pode realizar o seu cadastro através do e-mail cadastro@newinter1.hospedagemdesites.ws. Vagas destinadas a PcD e reabilitados também são frequentemente divulgadas através de nossas redes sociais, como o Linkedin e o Instagram.