A chegada do mês de novembro nos recorda de uma pauta muito importante para a nossa sociedade: o câncer de próstata.
Através da campanha Novembro Azul, criada há onze anos pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, somos convidados a refletir sobre essa enfermidade que, diariamente, interrompe a vida de um homem a cada 38 minutos no Brasil.
Como a informação e a conscientização são grandes aliadas na luta contra esse mal, que tal relembrarmos a campanha e aprendermos mais sobre esse tema a seguir?
Para entendermos o que de fato é o câncer de próstata, devemos primeiramente entender o que é a próstata.
De acordo com a ONG Oncoguia, a próstata é uma glândula do sistema genital masculino, localizada próxima à bexiga urinária. O tamanho da próstata varia de acordo com a idade, assumindo dimensões próximas a de uma ameixa em homens jovens, mas podendo ser muito maior em homens mais velhos.
O câncer equivale a uma multiplicação anormal das células da próstata. Como na fase inicial de desenvolvimento o câncer de próstata não tem sintomas, é comum que ele seja descoberto já em estágio avançado. Daí a necessidade do paciente masculino procurar espontaneamente a consulta médica a partir dos 40 anos de idade.
De acordo com a cartilha do Instituto Lado a Lado pela Vida, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. O câncer de próstata também é particularmente letal — estima-se que, a cada 41 homens, um morre por causa da enfermidade.
Como em outros tipos de câncer, o diagnóstico em estágio inicial é de grande importância para o sucesso no tratamento. Em 95% dos casos, notar a presença de alterações corpóreas como dor óssea, sangramento na urina e dificuldade para urinar significa que a doença já está em estágio avançado.
Por isso, é importante visitar regularmente o urologista e realizar o exame clínico (toque retal) e a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) no sangue. Infelizmente, tais procedimentos são encarados com preconceito por grande parte dos homens, resultando em diagnósticos tardios que frequentemente comprometem o tratamento e a vida do paciente.
Campanhas como a Novembro Azul — que a Intersea se orgulha de aderir e propagar em seus canais de comunicação oficial — são pensadas justamente para combater o preconceito e as altas taxas de mortalidade relacionadas à doença. O exame de toque realizado por um especialista não machuca, não dói e dura apenas alguns segundos. Mais importante ainda, ele pode salvar a sua vida ou de seus conhecidos.
Na Intersea, valorizamos a vida e a saúde de nossos colaboradores e buscamos, cientes de nossa responsabilidade enquanto referência na área de prestação de serviços, adotar e apoiar ações que beneficiem a sociedade de forma geral.
O câncer de próstata é um grande mal que assola os homens de nosso país. Mas, com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, é possível reverter esse quadro.
Cultivar hábitos saudáveis e realizar exames rotineiros pode salvar vidas. Quando o assunto é saúde e longevidade, não deve haver preconceito ou demora — esta é a mensagem da campanha Novembro Azul e da Intersea para toda a nossa comunidade, neste mês e durante todo o ano.