Você já ouviu falar da campanha Janeiro Branco? Trata-se de um movimento brasileiro cujo objetivo é colocar o tema da saúde mental em evidência na nossa sociedade, chamando a atenção de indivíduos, autoridades e instituições sociais para tudo que diz respeito ao universo subjetivo dos seres humanos.
Em 2022, a ação entra em sua décima edição com o brilhante tema “A Vida Pede Equilíbrio”, que ressalta a importância de cultivarmos a harmonia em tudo que fazemos. Logicamente, sendo este um assunto tão relevante para o mundo contemporâneo, que tal aprendermos juntos, a seguir, mais sobre essa campanha e seus ensinamentos? Vem com a gente e boa leitura!
Idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão, o Janeiro Branco é uma campanha dedicada à construção de uma cultura de saúde mental, no Brasil e no mundo. É, também, o nome do Instituto responsável pela sua organização e coordenação (Instituto Janeiro Branco).
Nascido em 2014 graças à iniciativa de Leonardo e outros profissionais da cidade de Uberlândia-MG, o movimento tem esse nome justamente porque janeiro é o mês em que as pessoas costumam fazer as suas revisões pessoais e o seu planejamento para o ano que se inicia. Já a cor escolhida remete ao branco de uma folha de papel ou de uma tela nova, que pode ser pintada ou preenchida conforme desejarmos, assim como os ciclos de nossa vida.
Desde sua fundação, a iniciativa tem promovido reflexão e conscientização sobre a importância de falarmos sobre e cultivarmos a saúde mental. Segundo dados de 2022 da Organização Mundial da Saúde, a OMS, quase um bilhão de pessoas vivem com algum transtorno psicológico. Infelizmente, o impacto desse número é ainda maior graças aos tabus, preconceitos e desconhecimentos em relação ao tema.
Assim, através de palestras, oficinas, cursos, workshops, rodas de conversa e inúmeras outras atividades, o Janeiro Branco tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil e no mundo, sempre atentando para o fato de que a saúde mental deve ser uma prioridade para a nossa sociedade. Afinal, com ela, todos nós temos a ganhar.
A simbologia do início do ano e da folha em branco utilizada pela iniciativa vem para inspirar todas as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito de suas existências individuais e coletivas. Além disso, o movimento nos recorda de nosso papel de protagonistas em nossa história — a cada novo ciclo, somos capazes de mudar e escrever de forma diferente as linhas de nossas vidas, relações e sonhos.
Sabendo da importância do tema “a vida pede equilíbrio”, a Intersea tem orgulho de juntar-se à campanha Janeiro Branco e propagar a sua mensagem, neste mês e durante todo o ano de 2023. Cientes de nossa responsabilidade social enquanto maior empresa prestadora de serviços no setor de óleo e gás regional, acreditamos e defendemos que cuidar da harmonia mental é cuidar da vida, em todas as suas instâncias.
Através de atitudes simples e acessíveis, como a prática de exercícios físicos e hobbies terapêuticos; o cultivo de uma espiritualidade saudável; a busca pelo autoconhecimento e o contato com a natureza, dentre outras, é plenamente possível alcançar bem-estar emocional, aumentando significativamente a sua qualidade de vida e a de todos que estão ao seu redor.
Divulgar que a saúde mental importa, sim, é um dever de todos nós frente aos grandes males que assolam o nosso século. Dessa forma, a Intersea manifesta o seu apoio público à iniciativa Janeiro Branco, convocando outras instituições sociais, cidadãos e autoridades a fazerem o mesmo.
Afinal, como o próprio slogan da campanha nos recorda: isso vai te ajudar a vida toda, isso vai nos ajudar a vida toda.