Você já ouviu falar em ESG? Trata-se de uma sigla em inglês que significa Environmental, Social, and Corporate Governance, ou Governança Ambiental, Social e Corporativa, em tradução livre.
Esse modelo de governança e negócios preza pela sustentabilidade em diversos níveis, configurando um recurso de grande importância para o mundo contemporâneo.
Portanto, na postagem de hoje, vamos aprender mais sobre ESG e como esse conceito pode ajudar toda a humanidade na construção de um futuro melhor.
Como mencionado anteriormente, ESG é um termo em inglês que, traduzido para o português, corresponde a Governança Ambiental, Social e Corporativa.
Uma de suas primeiras e mais marcantes aparições públicas ocorreu em 2004, em um relatório aberto chamado de “Who Cares Wins” — “Quem se importa, ganha”, em tradução livre.
Produzido por instituições financeiras do mundo todo a convite da Organização das Nações Unidas — ONU, o documento visava sobretudo proclamar ao planeta a necessidade do investimento sustentável.
Com o passar dos anos e a crescente preocupação do mercado global com o impacto e a sustentabilidade de suas operações, o termo ESG foi ganhando visibilidade e importância de forma contínua.
Tudo isso devido a sua proposta de viabilizar a longevidade dos negócios a partir de uma visão sistêmica e responsável para com o meio ambiente e a sociedade.
Assim, de forma simplificada, o ESG pode ser compreendido fundamentalmente como um modelo de sustentabilidade empresarial.
Mas qual seria de fato a importância do ESG, ou da sustentabilidade empresarial de uma forma mais ampla?
Hoje, o faturamento de muitas empresas é maior que o PIB — Produto Interno Bruto — de diversos países.
Isso significa que as ações e atividades de tais corporações possuem grande impacto em termos sociais e ambientais.
Se antigamente era aceitável a única preocupação de uma empresa ser o lucro (de preferência, imediato), hoje, através de iniciativas como o Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, não há espaço no mercado para essa mentalidade.
Acompanhada do crescimento e expansão de um negócio, deve estar a responsabilidade na construção de um mundo melhor e mais sustentável, refletido em um plano que não aborda somente cinco, mas sim vinte, trinta, cinquenta anos de existência da organização.
Assim, ao propor uma governança integrada que garanta a longevidade das operações por meio de uma cultura de sustentabilidade, os princípios ESG tornam-se uma ferramenta empresarial valiosa para o erguimento de uma sociedade mais justa e preparada para os desafios de nosso tempo.
Na Intersea, acreditamos que o desenvolvimento deve ser conduzido de forma responsável, prezando pela sustentabilidade que é traduzida no correto gerenciamento de aspectos e impactos significativos.
Defendemos que a construção de um mundo melhor é responsabilidade de todos, indivíduos e empresas, e por isso assumimos o compromisso com a evolução contínua de nossas práticas, expressa em ações como a redução significativa da utilização de recursos naturais e o cumprimento fiel à legislação e demais normas vigentes.
Cremos que a valorização das pessoas, o respeito ao meio ambiente e o emprego da ética e honestidade são abordagens inegociáveis e que reverberam na excelência que há mais de 35 anos caracteriza nossa prestação de serviços.
Assim, reafirmamos aqui nossa concordância com os princípios ESG, por meio dos quais torna-se possível visualizar e erguer um futuro mais justo e sustentável.