No dia 11 de dezembro comemora-se no Brasil o Dia do Engenheiro. Você sabia?
Sim, esta é a data em que homenageamos esses profissionais tão importantes e relevantes para a sociedade.
Por isso, como forma de celebrar, que tal aprendermos a seguir mais sobre essa ciência e profissão juntos? Boa leitura!
Falar da história da engenharia é, basicamente, falar da história de tudo que está ao nosso redor. Afinal, da tela do smartphone ou computador em que você está lendo este artigo até a construção da estrutura ou veículo em que você (provavelmente) está neste momento, é possível notar a atividade de engenheiros, sejam eles eletricistas, civis, mecânicos ou outros especialistas.
Assim, a engenharia está intrinsecamente ligada ao progresso da humanidade. Isso significa que é difícil inclusive precisar quando ela iniciou; alguns dizem que o egípcio Imhotep foi o primeiro engenheiro devido à sua participação fundamental na construção da pirâmide inicial do Egito, em torno de 2630 a.C., mas a verdade é que a utilização consciente do fogo e a criação de lanças para defesa já podem ser considerados marcos da atividade.
Ao longo da história, diversos gênios como Leonardo da Vinci e Galileu Galilei contribuíram para o desenvolvimento da engenharia moderna, que destacou-se pela abordagem científica para problemas práticos. Posteriormente, com o advento da Revolução Industrial, houve a necessidade de formar pessoas que tivessem o conhecimento necessário para construir e operar máquinas e motores, por exemplo.
Assim, no século XIX, a engenharia começou a ser ensinada formalmente em instituições pelo mundo. Depois, com os avanços tecnológicos e a necessidade de conscientização ambiental, surgiram suas diversas ramificações, como a engenharia da computação, controle e automação, florestal, dentre muitas outras.
No Brasil, o Dia do Engenheiro surgiu a partir do decreto nº 23.569, publicado em 11 de dezembro de 1933 e responsável por regulamentar as profissões de engenheiro, arquiteto e agrimensor em nossa nação. Com o decreto, também foi criado o Confea/Crea para fiscalizar o exercício da profissão, e a data passou a celebrar tanto a fundação dos órgãos regulamentadores quanto a carreira em si.
Sua presença no calendário oficial do país remonta à importância da engenharia para a humanidade. Afinal, independente da especialização, ser um engenheiro significa, por natureza, buscar e prover soluções que atendam as necessidades dos seres humanos e do planeta.
Como dito anteriormente, a origem desta atividade está inclusive ligada às demandas do homo sapiens, como proteção e alimentação. Hoje, das soluções mais simples às mais complexas, como energia solar, carros elétricos e edifícios verdes, tudo é perpassado pela engenharia e suas muitas ramificações.
Na Intersea, acreditamos na entrega de serviços e soluções de vanguarda, pautadas pela confiança e profissionalismo, com excelência. Nossos extensos feitos na área de projetos, bem como nossos diferenciais construtivos e tecnológicos, são possíveis graças ao esforço e contribuição diária de nossos engenheiros, integrantes fundamentais de nosso time.
Reconhecendo a importância desses profissionais e da engenharia como um todo, aproveitamos esta ocasião para desejar a todos os engenheiros e engenheiras um feliz dia e agradecer pelos serviços prestados à humanidade.
A verdade é que uma única data no calendário é muito pouco para agradecer a quem dedica sua vida a encontrar soluções para os problemas coletivos. Mas, aproveitamos a mesma para reafirmarmos aqui nosso desejo que a Intersea seja para vocês uma empresa onde encontrem as portas abertas para encontrar e construir as respostas para as demandas do mundo.