Você já ouviu falar em CIPA? Esta sigla significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e é uma grande aliada da segurança no trabalho para as empresas e funcionários.
Com grande importância para as organizações, na postagem de hoje iremos aprender mais sobre essa sigla e como ela pode ajudar na construção de ambientes de trabalho cada vez mais seguros e sustentáveis. Vamos lá?
Como dito anteriormente, CIPA é uma sigla para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Tal comissão objetiva a conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, bem como a crescente harmonização e valorização da saúde e vida dos trabalhadores.
Usualmente, a CIPA é composta por representantes do empregador e de seus funcionários, funcionando como um elo entre os dois lados de uma organização.
Por seu campo de atuação, a CIPA possui grande importância dentro do tema de segurança no trabalho.
Historicamente, a CIPA tem a sua criação ligada aos desdobramentos da Revolução Industrial, pois, com o surgimento das indústrias e a mudança do modelo de trabalho vigente, acidentes e doenças relacionadas às atividades profissionais tornaram-se uma preocupação para toda a humanidade, que sofria com a precariedade generalizada.
No início do século XX, com o objetivo de tornar o processo de prevenção de acidentes mais eficiente, a Organização Internacional do Trabalho começou a recomendar a instauração de comitês de segurança em empresas que possuíssem quadros com mais de 25 trabalhadores.
No Brasil, a constituição da CIPA é obrigatória, prevista nos artigos 163 e 164 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Seus parâmetros e requisitos específicos são delineados pela Norma Regulamentadora nº 5, que reforça seu objetivo de atuar na prevenção de acidentes e doenças relacionadas às atividades profissionais, tornando compatível, de forma permanente, o trabalho com a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador.
Dentre as diversas atribuições da CIPA, notam-se:
● Acompanhar e fiscalizar o processo de identificação de perigos e avaliação de riscos, bem como a adoção de medidas de prevenção implementadas pela organização;
● Registrar a percepção de riscos dos trabalhadores;
● Verificar os ambientes e as condições de trabalho visando identificar situações que possam trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;
● Elaborar, executar e acompanhar planos que possibilitem ações preventivas no que tange à segurança e saúde no trabalho;
● Participar do desenvolvimento e implementação de programas relacionados à segurança e saúde no trabalho;
● Acompanhar a análise dos eventuais acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, nos termos da NR-1;
● Propor análise das condições ou situações de trabalho nas quais exista risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores, inclusive atuando, se necessário, na interrupção das atividades até a adoção das medidas corretivas e de controle;
● Promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT.
A presença da CIPA traz diversos benefícios tanto para as organizações quanto para seus funcionários, de modo que a sua existência não deve ser encarada como uma obrigação legal, mas sim como uma peça fundamental para a construção de organizações mais saudáveis e eficientes.
Com as contribuições da Comissão, criam-se melhores condições de trabalho e ambientes mais seguros, profissionais e produtivos.
Realiza-se também um gerenciamento mais eficaz dos recursos da instituição, pois é possível identificar as áreas que necessitam de maiores e mais frequentes investimentos e evitar gastos com indenizações relacionadas a acidentes e incidentes.
Sobretudo, a presença da CIPA assegura a valorização do patrimônio mais valioso que existe: a vida humana.
Na Intersea, em concordância com a nossa busca pela excelência e qualidade em todas as nossas operações, nos comprometemos a edificar e proporcionar ambientes seguros de trabalho, minimizando assim a ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais.
Para tanto, sabemos a importância de identificar os perigos e eliminar as situações de riscos de forma preventiva, bem como de manter registros e informações acessíveis às partes interessadas e de conduzir ações que objetivem a melhora contínua dos resultados da área.
Agradecemos aos profissionais de nossa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes por sua inestimável e incansável contribuição na construção de um ambiente de trabalho e uma cultura organizacional mais segura, saudável e responsável.